©Pensando Visual, 2018.

Growth & Fixed mindset (mindset fixo e de crescimento) - Parte 1

July 18, 2018

 

 

 

Ao longo de nossas vidas passaremos tanto por situações boas quanto momentos difíceis. Como você lida com essas situações? 

 

A psicologa americana Carol Dweck em seu livro "Mindset: the new psychology of success" (traduzido para Mindset: a nova psicologia para o sucesso) aborda justamente este tema. 

 

Na definição da renomada psicóloga "mindset" é o modo ou atitude mental como encaramos a vida, e essa atitude é determinante para nossos desenvolvimento profissional e pessoal. 

 

Após anos de pesquisa e experimentos, Carol Dweck mapeou dois padrões de comportamento: o "Fixed Intelligence Mindset" (mindset fixo) e o "Growth mindset" (mindset de crescimento). 

 

Enquanto para o mindset fixo a inteligência e as habilidades são natos do ser humano, no mindset de crescimento estes podem ser desenvolvidos. 

 

O mindset de crescimento é, ainda segundo a autora, uma atitude positiva que busca sempre aprendizado para superar limites, abraçar desafios e passa a encarar falhas como parte do processo de aprendizado. Adotando este comportamento, o esforço passa a ser o caminho natural da excelência. 

 

No caso do mindset fixo, há um bloqueio para lidar com conflitos ou desafios, uma vez que "errar" revela a fraqueza e incapacidade natural do indivíduo. Uma pessoa com mindset fixo não acredita que possa gerar mudanças efetivas além do que sua capacidade nata lhe oferece. 

 

Naturalmente pessoas que adotam um comportamento positivo e mindset de crescimento passam a ter melhores resultados (sucesso) no âmbito pessoal e profissional. 

 

Carol Dweck afirma que nenhum ser humano é exclusivamente fixo ou de crescimento, mas alterna entre estas comportamentos. Essa alternância implica que é possível trabalhar para adotar o modelo de crescimento e evoluir a mente do indivíduo. 

 

Tanto o livro quanto os discursos da psicóloga são muito ricos e tem enorme audiência em TED talks/Google Talks. Vale a pena conhecer mais sobre o tema!

 

 

 

Please reload

Posts recentes

July 4, 2018

Please reload

Arquivo

Please reload

Tags

Posts relacionados

Please reload