©Pensando Visual, 2018.

Lotus Blossom - Técnica de facilitação (Brainstorming)

June 27, 2018

 

 

 

Técnicas de facilitação tem uma ampla utilização durante a realização de um projeto. Eles podem ser utilizadas para buscar ideias, gerar insights ou facilitar o processo de decisão, por exemplo. 

Uma dessas técnicas não tão difundida mas extremamente interessante é a "Lotus Blossom". É indicada para gerar insights e expandir ideias, e por isso acaba sendo utilizada em design thinking (expansão). 

 

O nome significa "desabrochar de uma flor de lotus" e é uma técnica de origem japonesa. 

 

Como aplica-la: 

  1. Imagine um problema central. Para efeitos didáticos iremos utilizar um exemplo de uma empresa sofre de falha de comunicação interna. 

  2. Posicione o problema no centro (de um quadro, p. ex)

  3. Estimule os participantes a trazerem ideias em cima deste ponto inicial. Continuando o exemplo de falha de comunicação interna de uma empresa, ideias que podem sair são: "comunicação visual falha", "comunicação verbal falha", "comunicação boca a boca com problema", etc.

  4. Posicione cada uma das ideias geradas ao redor do problema central, como se fossem "pétalas". 

  5. Em uma segunda rodada, cada pétala torna-se um miolo, assim, para cada tópico apresentado, realiza-se uma discussão específica. Continuando o exemplo, imagine que agora nosso miolo da flor será o ponto apresentado como "comunicação visual falha". Os participantes são instigados a dar soluções para este ponto específico: p.ex: "utilização de storytelling para comunicação da estratégia corporativa", "pintar dependências da empresa com cores que remetam mensagens", "Uso de banners em locais comuns para divulgação de mensagens", etc.

  6. Ao final da sessão, voce terá identificado e gerado diversos insights e oportunidades relacionados ao problema inicial 

Please reload

Posts recentes

July 4, 2018

Please reload

Arquivo

Please reload

Tags