©Pensando Visual, 2018.

Blockchain e sua aplicação no Gerenciamento de Projetos

July 10, 2018

 

Blockchain (também conhecido como “protocolo da confiança”) é uma tecnologia que cria uma estrutura de dados para transações eletrônicas. É como se toda operação (por exemplo compra e venda de títulos) fosse feita de forma protegida por uma estrutura de dados. Ou seja, o blockchain funciona como um livro de contabilidade, só que de forma pública, compartilhada e universal, que cria consenso e confiança na comunicação direta entre duas partes. 

 

O blockchain é visto como a principal inovação tecnológica do bitcoin. Seu projeto original tem servido de inspiração para o surgimento de novas moedas eletrônicas bem como inspirado seu uso em outras aplicações. 

 

Um trabalho realizado em 2014 pelo por José Finocchio Jr  (FINOCCHIO JR, 2017) propõe o uso do conceito de integridade para gerenciamento de projetos, um trabalho conhecido por Takt

 

A lógica é de que ao longo das fases de um projeto, todas atividades devem ter entradas e saídas que se encaixem, ou seja, sejam asseguradas, públicas e compartilhadas. “Tudo que entra deve sair”, não se pode haver entregas do projeto sem um propósito sequencial, o qual chamou de Handoff network.

 

Um exemplo ilustrativo apresentado pelo próprio Finocchio é de um projeto de uma guitarra. Cada atividade precisa ter entradas e entregas que no final realizam a transformação da matéria prima na guitarra

 

Fonte:

Finocchio, J., Junior. (2017). TAKT PM Uma inovadora implementação do Lean. Curitiba, PR: XII Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança . Presented/Recorded June 7, 2017.

disponível em: https://pt.linkedin.com/pulse/takt-blockchain-uma-maneira-de-dificultar-fraudes-em-finocchio-jr

Please reload

Posts recentes

July 4, 2018

Please reload

Arquivo

Please reload

Tags

Posts relacionados

Please reload