©Pensando Visual, 2018.

Seis Sigma

July 4, 2018

 

Seis Sigma é um dos meus temas preferidos. Se para você é um termo novo, vem comigo que te explico melhor sobre ele. 

 

Seis sigma é um sistema de gestão com foco em otimização de processos, ou seja, um conjunto de práticas que procuram a melhoria contínua de processos. 

 

Diz-se que o Seis Sigma tem por objetivo entregar processos robustos. Nesse contexto, um processo robusto é aquele que tem variabilidade mínima. Pense no seguinte exemplo: voce fabrica "patos de borracha" amarelos, um processo sem variação é aquele em que todos patos tem exatamente a mesma tonalidade amarela, nenhum deles fugindo desse parâmetro. Se durante o processo produtivo algum pato sai com uma cor diferente, ele é uma variação ou erro do processo. 

 

Sigma é a letra grega para desvio padrão. Em estatística, para um processo com comportamento normal (com distribuição seguindo uma regra definida), pode-se contar um número de desvios padrões a partir da média que contabilizam a confiança de um parâmetro estar seguindo o processo. Seis "sigma", ou seis desvios padrões representa uma certeza de 99,9997%. Em termos simples, em um processo com 6 sigma, 99,9997% dos "produtos" estarão dentro do conforme - o que representa 3,4 erros a cada um milhão de produtos produzidos.

 

Essa metodologia foi proposta pela Motorola no inicio da década de 80 e a chave estava na identificação e remoção de causas e efeitos dos erros. 

 

Diversas ferramentas de solução de problemas são utilizadas, principalmente ferramentas de qualidade. 

 

O Seis sigma é uma abordagem muito rica e pode trazer um significativo  impacto no resultado de uma empresa. Algumas empresas escoram sua estratégia com a aplicação continua do sistema. 

Please reload

Posts recentes

July 4, 2018

Please reload

Arquivo

Please reload

Tags

Posts relacionados

Please reload